terça-feira, 8 de maio de 2012

Hellooooooww Meninas!!! (By Nayara)

Hoje estava aqui pensando no que escrever pra vocês e me veio na mente coisas que eu aprendi nesse tempinho que eu tenho de membro da igreja.Percebi que a maioria das coisas que sei do evangelho e de padrões e escolhas a serem seguidos veio, além do meu estudo pessoal, de maravilhosas aulas ministradas tanto na Sociedade de Socorro, como na classe dominical e agora mais recentemente na classe das moças.Como é bom ter aquela ansiedade de chegar ao domingo e esperar pela aula daquela professora que você sabe que arrasa quando está ensinando!Em contrapartida, nós sabemos que existem muitas consultoras e professoras (es) que têm grande de dificuldade de falar em publico, se expressar e passar a mensagem que deseja.Por isso hoje darei algumas dicas de como podemos nos aperfeiçoar nesse tão importante chamado que é o ensino do evangelho.

Para quem não sabe, antes de ser conselheira das moças na minha estaca, eu era professora da classe dominical do MAS (membros adultos solteiros) e simplesmente AMAVA preparar e dar as lições.Confesso que no inicio era um desafio em tanto pois não sabia nada de Novo Testamento (que era o livro em estudo do ano) e muito menos como dar aulas, afinal o máximo que eu já tinha feito parecido com isso era apresentar trabalhos em grupos na faculdade.Mesmo com tantas dificuldades, aceitei o chamado pois sabia que não estava sozinha, pois podia contar com o Pai Celestial e com a ajudinha extra do meu maridinho.Na primeira aula foi aquele stress para tudo sair perfeito, todos os alunos saírem felizes e passar toda a aula no tempo certo,sem contar o medo de perguntarem algo que eu não saiba a resposta.Ahh!!!Esse era o meu pior medo!Mas com o passar do tempo acho que aprendi mais com as minhas aulas do que meus próprios alunos.

Acredito que o primeiro passo para dar aulas é colocar na nossa cabecinha que não somos perfeitos!Isso mesmo, não precisamos saber de tudo e todos ao mesmo tempo, o que realmente importa é o nosso desejo de melhorar e de fazer o melhor em tudo que nos for confiado (isso serve pra tudo na vida!).Depois de estarmos cientes de que temos falhas mas que estamos dispostos a melhorar, ai entra a fé no Senhor, isso inclui principalmente em ter a consciência de que os chamados são para o aperfeiçoamento de nós mesmos.É uma oportunidade que o Senhor te concede para que você possa mostrar que você é capaz e que Ele conta com você para ajudá-Lo na obra Dele aqui nesta Terra.

Bem, depois de refletir sobre tudo o que foi dito até agora, eu particularmente acho difícil que alguém se sinta incapaz de fazer qualquer coisa, certo?Então vamos às dicas!

1. O manual de apoio da igreja Ensino, não há maior chamado é simplesmente incrível!Nele podemos encontrar diversas formas de como nos aperfeiçoar no nosso ensino na igreja e principalmente como ter companhia do Espirito Santo ao ensinar nas classes.Abaixo, segue o link do manual (disponível gratuitamente, assim como muitos outros manuais da Igreja).


2. Ter o Espírito para ensinar pelo Espírito: Coloque em mente que quem ensina as verdades do evangelho é o próprio Espírito Santo.Portanto, nossas ações devem convidar a companhia do Espírito.Isso não vai acontecer se tivermos sentimentos e ações ruins, mas tão somente se nossas ações e desejos forem bons aos olhos do Pai Celestial.No inicio, parece ser difícil acertar essa “comunicação” mas com o decorrer do tempo você irá perceber que tem um Companheiro em tanto ao seu lado seja ao ministrar as aulas, ou na própria preparação.

3. Por falar em preparação, essa é fundamental!!!Como lembrar de algo que você não sabe?Preparar-se durante a semana, inclui: orar todos os dias pedindo orientação, estudar as escrituras, ler o manual e ponderar sobre as necessidades dos alunos.O manual do professor é um guia, mas com o decorrer do tempo você mesmo, conhecendo seus alunos saberá o que eles precisam ouvir. E não se esqueça: se o Espírito falar mais alto, fale a língua dele!

4. Agora algumas técnicas para não dispersar a atenção.Isso vale tanto para jovens como apara adultos (porque até nós mesmos ficamos aéreos quando damos ao luxo de “achar” que sabemos demais sobre o assunto abordado). Eu selecionei algumas dicas do blog http://questaodeclasse.wordpress.com e se aplica muito ao chamado de servir no evangelho, em especifico nas aulas.A primeira delas é o professor deve transmitir entusiasmo não só na voz como na postura: voz clara e a variação na entonação ajuda com que os alunos não dispersem a atenção.A postura ereta e o “olhos nos olhos” dos alunos transmite confiança no que você está ensinando.Não dar broncas “públicas”, ao invés disso, escolha-os para perguntas, assim descobrirão que não é uma boa ideia conversar durante a aula.Usar de exemplos que se adéquam a realidade é uma boa técnica de fixar o aprendizado.

5. Use a tecnologia ao seu favor!Use vídeos, gravuras e outros auxílios visuais que facilitem a compreensão da lição a ser ensinada. Por exemplo, aula sobre o sacerdócio de Melquisedeque, usar figuras sobre a restauração desse poder na Terra ou vídeos de como isso aconteceu (há vários disponíveis na igreja).Ouse! Mas não abuse desse recurso, lembre-se de que você é a professora e nada substitui o seu preparo para ensinar!

6. Obedeça ao horário da aula!Mesmo que a aula seja muito longa, o Espírito irá te mostrar qual a necessidades dos membros da classe e você irá adequar a sua aula ao tempo e não o tempo à sua aula.A Casa do Senhor é uma casa de ordem, e depende de você para que isso seja mantido.Comece no horário, se os alunos não estão na sala, busque-os, lembre-se de que você é o responsável pelo ensino naquele grupo e naquele momento, você possui a autoridade divida nesse momento!

Por fim, se você ainda sim, depois dessas dicas, se sentir incapaz para o chamado no ensino que o Senhor lhe confiou, converse com seu líder, ele irá te ajudar no que for necessário para que você sinta a confiança que o próprio Pai Celestial depositou em você.Não se esqueça que nós temos potencial divino, porque fomos feitos por Ele e a imagem Dele.Nunca se esqueçam de quem vocês são!

Nenhum comentário:

Postar um comentário